terça-feira, 14 de agosto de 2012

Lula prefere ignorar acusação de que foi "mandante" do mensalão



O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ignorou as afirmações do advogado de Roberto Jefferson de que teria “desencadeado o mensalão”. Procurada pelo R7, a assessoria de Lula afirmou que ele manterá distância do assunto e não vai se pronunciar sobre as acusações de advogados. 
Em sua defesa na tarde desta segunda-feira (13), o advogado de Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, criticou o fato de Lula não ser incluído na lista de réus.
— Ele [Lula] é safo, é doutor honoris causa justamente. E ordenou o desencadeamento do fruto dessa ação penal.
As críticas recaíram principalmente sobre o procurador-geral da República.
— A culpa [pela ausência do nome de Lula na denúncia] é do procurador. É dele o ônus da denúncia. Acho que esse processo foi feito na brincadeira.


De acordo com a Procuradoria-Geral da República, Lula não foi acusado na denúncia porque não havia provas suficientes para incriminá-lo.
O advogado de Roberto Jefferson também criticou o STF (Supremo Tribunal Federal) por não ter considerado dois pedidos de análise, em 2008 e 2010, para inserir o ex-presidente na denúncia.
Na tese do advogado, ex-ministros e deputados não deviam ser responsabilizados porque Lula era quem tinha o poder decisório.
— Quem tinha de fato poder era o chefe da Casa Civil [José Dirceu] ou o presidente Lula?
O advogado também alegou que, mesmo depois de ser alertado por Roberto Jefferson, o presidente Lula não tomou nenhuma providência para punir os responsáveis. De acordo com o defensor, ele mesmo foi até a Casa Civil procurar alguma determinação da Presidência da República nesse sentido, na época do escândalo, e não encontrou nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário